Acompanhamento de

Gestação

 

A gestação de alto risco é compreendida como qualquer gravidez em que se somam fatores internos ou externos à gestante que podem alterar ou interferir a evolução saudável da gestação ou ao desenvolvimento fetal.

Esses fatores de risco devem ser identificados logo no início do pré-natal ou tão logo apareçam ao longo da gestação. Para isso, a gestante e sua obstetra devem estar atentos a sintomas, sinais e exames complementares, muito importantes nesta fase.

Para este acompanhamento tão especial e cuidadoso temos o Pré-natal de alto risco, que consiste em um seguimento diferenciado e minucioso da gestante e seu bebê. A Obstetra deve estar conectada a sua paciente e ouvi-la sempre dando total atenção as suas dúvidas, indagações, queixas e mudanças. Este acompanhamento deve ser mais próximo, com um maior numero de consultas e exames complementares especiais para seguir a saúde materna e fetal.

Abaixo, estão citados alguns fatores de alto risco:

  • Doenças como hipertensão, diabetes, alterações da tireoide, problemas de coração ou pulmão, anemias, doenças autoimunes (Lúpus, trombofilias, Síndrome antifosfolipide, artrite reumatoide, esclerose múltipla), alterações renais e urinarias, alterações psiquiátricas - sendo estas doenças já existentes ou descobertas durante a gestação;
  • Infecções diversas: HIV, Hepatites, toxoplasmose, rubéola;
  • Alterações uterinas como útero septado, infantil ou Didelfo; miomas e incompetência istmo cervical;
  • Alterações nesta gestação como placenta baixa ou prévia, malformação fetal, crescimento restrito e alterações do liquido amniótico;
  • Gestações anteriores complicadas – mau passado obstétrico, abortos de repetição;
  • Gestações múltiplas (gemelares, trigemelares)
  • Estresse, ansiedade e nervosismo ao extremo;
  • Hábitos de vida como tabagismo, consumo de álcool e drogas;

Para evitar as complicações do alto risco, além de um acompanhamento pré-natal impecável, a gestante deve manter alimentação e hábitos de vida saudáveis, atividade física quando indicada e evitar estresse e ambientes desgastantes, muitas vezes devendo ser ate afastada de suas atividades, caso necessite.

Todo esse complexo conjunto de ações, providencias e cuidados para garantir o bem estar materno-fetal!

A Clínica Por Ellas cuida de você e do seu bebê com muito carinho e cuidado! Agende sua consulta!