Acompanhamento de

Gestação

Pré-natal no 1º trimestre

Na primeira consulta seu médico (a) irá fazer muitas perguntas - incluindo detalhes sobre seu ciclo menstrual, uso de anticoncepcionais, gestações passadas, alergias ou outras condições médicas, como antecedentes familiares ou qualquer história familiar de anomalias congênitas e doenças genéticas. Certifique-se de mencionar até mesmo as questões delicadas, como o aborto ou o uso de drogas no passado. 

Estabelecer a data provável do parto ajudará seu obstetra a acompanhar o crescimento do seu bebê com a maior precisão possível. Para calcular a sua data do parto, o médico(a) pode acrescentar 40 semanas a data da sua ultima menstruação. Se houver qualquer dúvida sobre sua data, o médico deve utilizar a ultrassonografia precoce para confirmar a data.

Serão solicitados exames como tipo de sangue, hemograma completo, pesquisa para sífilis, hepatite B e C, HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirus, análise da urina e urocultura, dosagem de açúcar no sangue. O Papanicolau deve ser colhido na primeira consulta do pré-natal e não causa nenhum problema à gestação ou ao seu bebê. Será discutida a importância da nutrição, vitaminas, atividade física/exercícios e questões de estilo de vida. 

Nas consultas, serão verificados seu peso, altura e pressão arterial, batimentos do coração do bebê (que ainda é difícil de ouvir nos primeiros meses)  e avaliação da sua saúde geral.