Acompanhamento de

Gestação

Pré-natal no 2º trimestre

Conforme a gravidez avança, você vai continuar a visitar seu pré-natalista regularmente, uma vez por mês ao longo do segundo trimestre. Será verificada a sua pressão arterial e peso em cada visita. Mencione quaisquer sinais ou sintomas diferentes.  As consultas do segundo trimestre acompanham o bem estar da mamãe e o desenvolvimento do bebê.  

Ao medir a barriga do fundo de útero até o seu osso púbico, o médico(a) pode avaliar o crescimento do seu bebê. Esta medida, em centímetros, ás vezes é igual ao número de semanas de gravidez. Nas visitas no segundo trimestre, você pode ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê com um aparelho chamado sonnar. Informe ao seu pré-natalista quando você começa a perceber tremulação ou pontapés. Isso acontece normalmente em cerca de 18-20 semanas. Podem ser solicitados exames de sangue para verificar níveis de ferro ou diabetes gestacional, um tipo de diabetes que pode se desenvolver durante a gravidez. Se você tem sangue Rh negativo, você pode ser testado para anticorpos anti-Rh (coombs indireto).  

A Ultrassonografia pode ajudar o médico(a) a avaliar o crescimento e desenvolvimento do bebê. Ela também lhe dá uma visão emocionante de seu bebê. O segundo trimestre muitas vezes traz um renovado senso de bem-estar, mas há muita coisa acontecendo. Informe o seu médico o que está em sua mente, mesmo que pareça bobo ou sem importância. Nada é tão trivial quando se trata de sua saúde - ou a saúde do seu bebê.