Acompanhamento de

Gestação

O CORPO E MENTE NO 1º TRIMESTRE

Dentro de duas semanas da concepção, hormônios “comandam” seu corpo a começar a nutrir o bebê - antes mesmo de testes confirmarem a gravidez. 

Mamas - O aumento da produção de hormônios pode fazer seus seios ingurgitarem e ficarem mais sensíveis e mais pesados. Usar um sutiã seguro pode ajudar.

Náuseas - As náuseas, enjôos e vômitos do início da gravidez, são devido as alterações hormonais. Náuseas tendem a ser piores de manhã, mas podem durar o dia todo. As refeições devem ser menores pequenas e mais freqüentes, tentando alimentar-se a cada 3 horas. Escolha alimentos com baixo teor de gordura e de fácil digestão. Beba líquidos em abundância. 

Frequencia urinaria - A micção é mais frequentemente, pois seu útero pressiona sua bexiga. A mesma pressão pode causar perda de urina ao espirrar, tossir ou rir. Para ajudar a prevenir infecções do trato urinário, urinar sempre que sentir vontade.

Ritmo intestinal e azia - Os movimentos que empurram o alimento ingerido do esôfago até o estômago são mais lentos e o estômago leva mais tempo para esvaziar. Isto pode levar a azia e obstipação. Para evitar a azia, comer refeições pequenas, freqüentes e evitar frituras, refrigerantes, frutas cítricas ou sucos e alimentos picantes. Para prevenir ou aliviar a obstipação, incluir fibras em sua dieta.

O emocional - A gravidez pode te deixar feliz, ansiosa, alegre e exausta ou às vezes tudo ao mesmo tempo. Mesmo estando muito feliz por estar grávida, um novo bebê aumenta o seu estresse emocional. É natural se preocupar com a saúde do bebê, o seu ajuste à maternidade e as exigências financeiras de criar um filho. Você pode perguntar como a chegada de um filho vai afetar seu relacionamento amoroso ou que tipo de mãe você será. No trabalho, você pode se preocupar com a sua produtividade e como equilibrar as demandas da família e da carreira. Você também pode ter dúvidas e crises de choro ou oscilações de humor. Para lidar com essas emoções, lembre-se que o que você está sentindo é normal. Se a mudança de humor se tornar grave ou intensa, consulte o seu médico para obter suporte adicional.