Acompanhamento de

Gestação

CORPO E MENTE NO 2º TRIMESTRE

Tonturas - Os vasos sanguíneos se dilatam em resposta aos hormônios da gravidez. Sua pressão arterial pode cair e você pode sentir tonturas ocasionais. Beba muito líquido e levante lentamente quando estiver deitada.

Mamas - Estimuladas pelos hormônios, as glândulas produtoras de leite ficam maiores durante a gravidez. Gordura adicional também podem se acumular em seus seios. Embora a mastalgia inicial possa melhorar, a tensão do mamilo pode continuar durante toda a gravidez. Um sutiã de apoio é uma obrigação.

Crescimento uterino - Como seu útero fica mais pesado e se expande, seu abdômen cresce - às vezes rapidamente. Pode-se ganhar até 1,0 a 1,5 kg por mês até o final de sua gravidez.

Contrações fisiológicas - O útero normalmente começa a contrair a partir da 30ª semana. Você pode sentir estas contrações, chamadas de Braxton Hicks, irradiando para a região lombar e virilha. Elas são geralmente fracas e acontecem geralmente 1 a 2 vezes a cada hora. Avise ao seu médico(a) se as contrações tornarem-se dolorosas ou regulares.

Sangramentos do nariz e gengivas - Como a gravidez aumenta a sua circulação, mais sangue flui através das membranas mucosas do corpo. Isso faz com que a mucosa nasal e gengival possam sofrer pequenos sangramentos e inchaço.

A pele - Como aumenta a circulação sanguínea da pele, algumas áreas podem ficar mais escuras, como ao redor dos mamilos, partes do seu rosto e a linha que sai do seu umbigo até o osso púbico. Sua pele também fica mais sensível ao sol. Use sempre protetor solar.

As estrias - Podem aparecer manchas cor de rosa, vermelho ou roxo ao longo da sua barriga, seios, nádegas ou coxas durante o 2º trimestre de gestação. Os hidratantes podem ajudar, mas o mais importante para evitar as estrias é o controle do peso da gestação, onde o ganho ponderal não deve ultrapassar 12 Kg durante a gestação toda.

Secreção vaginal - Você pode perceber um aumento da secreção vaginal que deve ser de cor clara, sem cheiro ou sem prurido (coceira). Avise ao seu médico se a secreção apresentar cheiro forte, coloração verde ou amarelada ou se for acompanhada de coceira, vermelhidão ou irritação. 

O emocional - A gravidez é uma viagem psicológica, bem como biológica. Durante o 2º trimestre, você pode se sentir menos cansado e mais à altura do desafio de preparar uma casa para seu bebê. Algumas mulheres sentem uma sexualidade aumentada durante a gravidez. Outras se sentem pouco atraentes. Se você está lutando com sua imagem corporal, partilhe as suas preocupações com o seu parceiro. Lembre-se que você não pode planejar ou controlar tudo sobre a sua gravidez.