Acompanhamento de

Gestação

CORPO E MENTE NO 3º TRIMESTRE

O 3º trimestre da gravidez pode ser cansativo e desconfortável. Conforme seu bebê cresce, seus movimentos se tornarão mais evidentes. Essas sensações emocionantes são frequentemente acompanhadas de mal-estar e ansiedade crescentes.

Ganho de peso - Até o parto você deverá ganhar 9 a 12 kg. Isso envolve o peso do bebê, da placenta, líquido amniótico, aumento dos seios e útero, depósitos de gordura extra e aumento do volume de sangue.

Mamas - Você pode ter um adicional cerca de 1 kg de tecido mamário. Conforme se aproxima o parto, os mamilos podem começar a secretar colostro.

Falta de ar - Você pode ficar sem fôlego facilmente com seu útero comprimindo o diafragma. A prática de uma boa postura e dormir com sua parte superior do corpo escorada em travesseiros para aliviar a pressão sobre os pulmões, melhora este sintoma.

Dor lombar - Os hormônios da gravidez relaxam as articulações da região pélvica. Sente-se em cadeiras com apoio para as costas. Se a dor nas costas persistir ou se for acompanhada de outros sinais e sintomas, avise ao seu médico.

Azia - Durante o 3º trimestre, o útero pode empurrar o estômago para fora de sua posição normal, o que pode aumentar a azia. Evite frituras, refrigerantes, frutas cítricas ou sucos e alimentos picantes. Se isso não ajudar, pergunte ao seu médico sobre antiácidos.

Urina - Você pode sentir mais pressão sobre a bexiga e urinar com mais frequência, mesmo durante a noite. Essa pressão extra também fazer com que a urina escape, especialmente quando você ri, tosse ou espirra. Observe os sinais de infecção urinária, como ardor ao urinar, febre, dor abdominal ou dor nas costas. Uma infecção urinária não tratada pode danificar os rins e provocar parto prematuro.

Inchaço - Seu útero em crescimento faz pressão sobre as veias que retornam o sangue de seus pés e pernas, por isso seus pés e tornozelos inchados pode ser um problema. Inchaço nas pernas, braços ou mãos podem exercer pressão sobre os nervos, causando formigamento ou dormência.

Contrações de Braxton Hicks - Essas contrações são o preparo para o trabalho de parto. Elas são geralmente fracas em intervalos irregulares. As contrações verdadeiras são mais longas, mais fortes e em intervalos regulares e curtos. Se você está tendo contrações, entre em contato com seu médico.

O emocional - Os temores sobre o parto podem tornar-se mais persistentes. A realidade da maternidade pode começar a tornar-se mais real. Você pode se sentir ansiosa e aflita, especialmente se este for seu primeiro bebê. Para manter a calma, pense na alegria que virá de amar um novo ser humano. Converse com seu bebê, tire fotos de sua barriga de grávida para compartilhar com seu filho um dia. Ele também pode ajudar a planejar o futuro. Faça planos para as suas primeiras semanas juntos.